O parlamentar afastado por 90 dias da Assembleia Legislativa durante nova fa da Operação Aleteia é o vice-líder do Governo na Casa, o deputado estadual Jair Monte, segundo confirmou o RONDONIAGORA com fontes oficiais. Houve mandados de busca e apreensão de documentos e equipamentos eletrônicos, incluindo o celular de Jair, em sua residência e também no Poder Legislativo estadual.
Segundo o MP, o afastamento foi necessário e deferido pela Justiça, “a fim de resguardar o interesse público frente à situação de prática de ilicitudes em contexto gravíssimo como o da pandemia em curso”.
O advogado Breno Mendes, que defende Jair Monte afirmou que a equipe ainda não havia sido notificada e somente se pronunciaria após tomar ciência da decisão.
As investigações apontam também para o envolvimento de ex-prefeito de Candeias de Jamari em suposto esquema.
De acordo com a Polícia Civil, a Operação Aleteia, desencadeada juntamente com o MP na manhã deste sábado, é resultado da investigação que teve início a partir de ação conjunta entre a Polícia Civil e o Tribunal de Contas de Rondônia, depois do recebimento de denúncia de que empresas participavam de contratações diretas com municípios do interior do estado, para fornecimento de testes rápidos para detecção da Covid-19.
Ainda segundo a Polícia, as diligências apontaram para um esquema de direcionamento de compras a partir de emenda parlamentar de R$ 1 milhão.
O relatório técnico do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia aponta que, além da compra vultosa, há ainda superfaturamento em outras contratações diretas realizadas pelo município.
תגובות