top of page

MUNDIAL: Carro avança contra pedestres na Alemanha e mata duas pessoas



Segundo a polícia, uma pessoa foi presa e área do incidente foi isolada; prefeito disse que 15 pessoas ficaram feridas, algumas em estado grave



Ao menos duas pessoas morreram e 15 ficaram feridas nesta terça-feira após um carro avançar contra uma área exclusiva para pedestres no centro da cidade de Trier, no Oeste da Alemanha. De acordo com a polícia, um homem de 51 anos foi preso e está sendo interrogado. O veículo também foi apreendido. A corporação informou ainda que, embora as informações iniciais indiquem duas mortes, o número pode ser maior. Entre as vítimas, há uma criança, segundo as autoridades.


A área do incidente foi isolada, com a polícia pedindo para que a população evite a região e que os pais busquem os filhos nas escolas. O Corpo de Bombeiros e o serviço de resgate foram acionados, e helicópteros sobrevoam o centro da cidade. Ainda não há informação sobre a causa do atropelamento nem se ele foi proposital.

— Temos um motorista que entrou como um louco. Temos dois mortos com certeza e até 15 feridos, alguns deles com ferimentos mais graves — disse o prefeito da cidade, Wolfram Leibe, à emissora SWR. — Eu acabei de andar pelo centro da cidade e foi horrível. Há um tênis jogado no chão, e a garota a quem ele pertencia está morta — continuou o prefeito, sem conseguir conter as lágrimas.


Uma testemunha disse ao jornal local Trierischer Volksfreund que viu um Range Rover cinza escuro dirigindo em alta velocidade e atropelando pessoas, que eram lançadas pelo ar.


Ameaça extremista

O incidente acontece em um momento em que a ameaça de ataques terroristas na Alemanha é considerada alta.


Em dezembro de 2016, um caminhão matou 12 pessoas em Berlim. O ataque reivindicado pelo grupo Estado Islâmico foi mais sangrento em território alemão na História recente do país. Segundo dados do Ministério do Interior, desde 2019 as autoridades evitaram 17 atentados desse tipo que estavam em preparação.


Recentemente, um sírio de 20 anos matou um pedestre com uma faca numa rua em Dresden e feriu uma segunda pessoa por motivações políticas. O agressor foi preso.


A polícia também desmantelou no primeiro semestre deste ano, na Renânia do Norte-Vestfália, uma célula de supostos terroristas do Tadjiquistão ligados ao Estado Islâmico.


Desde 2013, o número de militantes islamistas considerados perigosos na Alemanha aumentou em cinco vezes e atualmente é de 615, de acordo com o Ministério do Interior. O número de salafistas, movimento conservador dentro do islamismo sunita, é estimado em cerca de 11 mil, o dobro de 2013.


A Alemanha também enfrenta o terrorismo de extrema direita e antissemita, com vários tiroteios fatais nos últimos dois anos em Halle e Hanau.


Essa é uma notícia em desenvolvimento e mais informações serão adicionadas.

bottom of page