top of page

TA NA TELA: Edward Snowden obtém residência permanente na Rússia



O ex-analista da Inteligência americana Edward Snowden, de 37 anos, recebeu visto de residência permanente na Rússia. A informação foi confirmada pelo advogado dele, Anatoly Kucherena, à agência de notícias estatal "RIA Novosti". Snowden vive em Moscou desde 2013, após ter vazado informações confidenciais da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês).


De acordo com a "CNN", Snowden havia solicitado uma prorrogação de três anos da autorização para continuar no país. A licença que ele tinha estava programada para expirar em abril de 2020, mas a contagem do prazo foi paralisada por causa da pandemia do coronavírus.


O americano é acusado de espionagem e roubo de propriedade do governo nos Estados Unidos por vazar informações sobre a inteligência americana e o programa de vigilância em massa para a mídia. Antes de viajar para Moscou, viveu um mês em Hong Kong, na China.


Em 2016, o Congresso dos EUA divulgou um relatório dizendo que Snowden está em contato com funcionários da inteligência russa desde sua chegada ao país europeu, alegação que ele nega. Durante entrevista em setembro de 2019, o ex-analista disse que estaria disposto a retornar aos EUA se lhe fosse garantido um "julgamento justo".


bottom of page