Athletico, Grêmio, Internacional, Flamengo, Palmeiras e Santos estão perto das oitavas de final da Libertadores; São Paulo é o único brasileiro fora da zona de classificação
Athletico, Grêmio e Inter podem carimbar o passaporte rumo às oitavas da Libertadores já na noite desta terça-feira. Além deles, Flamengo, Palmeiras e Santos também estão perto da vaga. O São Paulo é atualmente o único representante brasileiro fora da zona de classificação.
O Athletico recebe o Jorge Wilstermann às 21h30 desta terça. Um empate basta. Mas o Furacão, claro, vai atrás da vitória para assegurar o primeiro lugar do Grupo C e, na teoria, pegar um adversário mais fraco nas oitavas. Segundo o site Infobola, do matemático Tristão Garcia, o Athletico tem 92% de chances de classificação.
- Considero fundamental classificarmos em primeiro. Restam seis pontos a serem disputados. Vamos brigar por três e, se possível, os seis nessas rodadas - afirmou o técnico Eduardo Barros.
A dupla Gre-Nal também joga nesta terça. O Grêmio recebe a Universidad Católica às 19h15, e o Inter visita o América de Cali às 21h30. O Colorado está na frente pelo saldo de gols (3 a 1), mas os dois têm 79% de chances. Se ambos vencerem, eles garantem a vaga já nesta terça. Se um vencer e o outro empatar, só o vitorioso se classifica.
O Palmeiras é o clube brasileiro mais perto da vaga, segundo Tristão Garcia. O time de Luxemburgo tem 10 pontos (seis à frente do Bolívar, o terceiro colocado) e 99% de chances. E o clube enfrenta justamente o Bolívar às 19h15 de quarta, no Allianz Parque. Depois, o Palmeiras fará mais um jogo em casa, contra o lanterna Tigre.
O Flamengo é o segundo do Grupo A, com nove pontos, mas também está perto da vaga, com 75%. O clube carioca faz dois jogos no Maracanã, a começar pelo Independiente del Valle, às 21h30 desta quarta. Se o Fla vencer e o Junior Barranquilla não ganhar do Barcelona-EQU, o time de Domenéc Torrent conquista a classificação já nesta quarta.
O Santos é outro brasileiro com um pé nas oitavas de final. O Peixe lidera o Grupo G, com 10 pontos. E o time de Cuca visita o Olímpia, terceiro colocado, às 19h de quinta. Um empate assegura a vaga. O Santos poderá se classificar mesmo com uma derrota, mas, nesse caso, dependerá de uma derrota do Defensa para o Delfín.
Dos sete brasileiros que disputam a fase de grupos, o São Paulo é o único que está fora da zona de classificação. Com 14% de chances, o time de Fernando Diniz enfrenta o River Plate às 21h30 de quarta, em Avellaneda. Mesmo se vencer, o Tricolor deverá seguir em terceiro, já que os argentinos levam larga vantagem no saldo de gols (11 a 0).
Já uma derrota do São Paulo na quarta representaria a eliminação da Libertadores. E o empate faria o Tricolor depender de um milagre. Teria que vencer o Binacional em casa, torcer para o River Plate perder para a LDU na Argentina e ainda tirar uma diferença de 11 gols de saldo para o atual vice-campeão da Libertadores.