Febraban alertou para golpes, Cresceram até 70% com pandemia
O presidente Jair Bolsonaro participou nesta 4ª feira (2.set.2020) da cerimônia de lançamento do Plano de Contingência para a Pessoa Idosa. O objetivo do governo é informar e conscientizar os idosos sobre tentativas de golpe.
Estavam presentes os ministros Braga Netto (Casa Civil), Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos), Eduardo Pazuello (interino – Saúde) e o presidente da Caixa, Pedro Guimarães.
O presidente da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), Isaac Sidney, também participou. Destacou que as instituições gastam R$ 2 bilhões por ano para restituir clientes idosos vítimas de golpes. Segundo Sidney, o número de golpes financeiros contra esse público aumentou de 60% a 70% durante a pandemia de covid-19.
A campanha vai reforçar a orientação de que os bancos não enviam funcionários para a casa dos clientes, que não é seguro acessar links recebidos por mensagens e que, para realizar procedimentos por telefone, os idosos devem ligar para os números de contato oficiais das instituições.
Na cerimônia, a ministra Damares Alves assinou protocolo de intenções com a Associação Brasileira de Educadores Financeiros. O protocolo determina a execução de ações de educação financeira para gestores de instituições dedicadas ao cuidado de idosos. “Não adianta só fazermos as campanhas e os bancos terem os dispositivos de segurança. É preciso orientar os idosos sobre como cuidar das suas finanças”, disse.