Guedes disse ainda que a queda no mercado internacional não afetou o país, e sim o confinamento...
O ministro Paulo Guedes (Economia) disse nesta 2ª feira (13.jul.2020) que é impossível dizer quanto tempo vai durar a pandemia no país. Justificou que o Brasil é muito grande e há 1 processo descentralizado nas decisões sobre o isolamento social.
“Prefeitos e governadores é que tomam a decisão de quando que vão reabrir a economia novamente. Há Estados em que o confinamento foi limitado e pandemia avançou rapidamente e o sistema de saúde foi pressionado. Agora, são os Estados onde a pandemia está caindo. Nos outros Estados e cidades que foram mais cuidadosos, a doença não avançou rapidamente, mas está demorando mais a se estabilizar”, disse ele em live da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico), devido à pandemia, a economia deve cair 6,1% em 2020, segundo projeção do mercado financeiro.
Guedes disse ainda que a queda no mercado internacional não afetou o país, e sim o confinamento.
“Não houve 1 impacto externo com tanta contundência como em demais países. O maior impacto é justamente pelo isolamento social. O que continua nos estimulado para entrar na OCDE. Queremos aumentar o nosso grau de integração da economia brasileira. Vamos continuar comprometidos com as reformas estruturantes.”
“Precisamos de cooperação. Por isso, queremos entrar na OCDE, queremos melhores padrões, cooperação, integração. Somos 1 planeta”, falou.