O Democratas decidiu nesta terça-feira (2) expulsar a ativista Sara Fernanda Giromini, que se autodenomina Sara Winter, do partido.
Sara é uma das investigadas no inquérito do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre fake news e, na semana passada, realizou protesto em frente ao STF com tochas e máscaras, com alusão ao grupo supremacista branco Ku Klux Klan, e ameaças ao ministro Alexandre de Moraes.
A expulsão sumária está registrada na resolução n° 573, de 02 de junho de 2020, assinada pelo presidente do partido, ACM Neto, e levou em consideração dois fatores: envolvimento de Sara com movimentos contra o Estado de Direito e o regime democrático e que o partido repudia veementemente quaisquer atos de violência e de menosprezo às instituições brasileiras.
Leia a íntegra da nota assinada pelo presidente do partido:
Brasília, 02 de junho de 2020.
Nota Oficial
O Democratas Nacional decidiu, na manhã desta terça-feira (2), aplicar a sanção sumária de expulsão à Sara Fernanda Giromini - com cancelamento de filiação partidária - pelo descumprimento dos deveres éticos previstos estatutariamente. É importante ressaltar que o Democratas repudia, de forma veemente, quaisquer atos de violência ou atentatórios ao Estado de Direito, ao Regime Democrático e às instituições brasileiras. Antonio Carlos Magalhães Neto Presidente Nacional do Democratas