Entre medidas anunciadas hoje, Portugal suspenderá estado de emergência e França reabrirá comércio; Áustria terá regras mais liberais
O mês de maio será marcado por várias experiências de retomada de atividades na Europa, com diversos países iniciando novas fases das políticas de isolamento impostas para frear a disseminação do novo coronavírus no continente. São ensaios em direção ao que está sendo chamado de "nova normalidade".
Nesta terça-feira, o governo da França anunciou que permitirá a reabertura de todos os estabelecimentos comerciais do país, com exceção de bares e restaurantes, a partir de 11 de maio — data estabelecida para a chamada "Fase 2" da quarentena francesa.
O primeiro-ministro francês, Edouard Phillippe, advertiu, no entanto, que esta data pode ser postergada se não houver um declínio real de casos e mortes por covid-19 até lá. "Estas incertezas devem incentivar todos os franceses a terem ainda mais disciplina", disse Phillippe.
O chefe de Estado fez a afirmação durante audiência na Assembleia Nacional, em que explicou que as aulas serão retomadas de forma progressiva, e que as lojas que voltarem a funcionar, deverão limitar o número de pessoas no interior e garantir distância de um metro entre elas.
Manifestações esportivas e culturais, além de outros eventos que reúnam cinco mil pessoas ou mais, não poderão acontecer antes de setembro deste ano. Isso inclui o Campeonato Francês de Futebol, a League One.
Portugal
Já Portugal anunciou que irá suspender o estado de emergência a partir de 3 de maio. Na prática, isso significa suspender a quarentena imposta aos portugueses em 18 de março.
As restrições válidas até agora, que permitiam a manutenção apenas dos setores essenciais em funcionamento, serão suspensas gradualmente, disse o presidente Marcelo Rebelo de Sousa em pronunciamento nesta terça-feira.
"Contenção segue sendo importante", disse Rebelo de Sousa.
Áustria
O governo austríaco também anunciou nesta terça-feira que o confinamento imposto para interromper a expansão do coronavírus será suspenso em 1º de maio. O país é o que adotará as medidas mais liberais, autorizando a livre circulação de pessoas, desde que mantendo distância de 1 metro entre si. O uso de máscaras em locais públicos fechados, como lojas ou supermercados, também deverá ser observado.
Os únicos setores com restrições a serem mantidas por mais tempo serão os de hotelaria e de bares e restaurantes. Os estabelecimentos de gastronomia poderão reabrir a partir do dia 15 de maio. Já hotéis e hospedarias voltarão a receber hóspedes no dia 29 do mesmo mês.
"Infelizmente, ainda não a superamos (a pandemia), mas estamos no caminho certo", declarou o ministro da Saúde austríaco, Rudolf Anschober, em entrevista coletiva.