Resultados dos pedidos de isenção estão disponíveis no site oficial do Enem 2020. Quem teve pedido indeferido pode solicitar nova análise.
Os estudantes que pediram a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 já podem consultar sua situação na Página do Participante, no site ou no aplicativo. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as atualizações foram divulgadas nesta sexta-feira (24).
De acordo com o instituto, que é vinculado ao Ministério da Educação (MEC) e responsável pela aplicação do Enem, já foram analisadas todas as solicitações que comprovam, com documentos, os perfis de isenção definidos pelos editais do Enem. Apesar disso, o sistema segue aberto para o envio de novos pedidos.
Ainda conforme o Inep, todas as justificativas de ausência no Enem 2019 também foram deferidas. Futuros inscritos nesta situação já têm garantida a gratuidade de inscrição para o Enem 2020.
As provas do Enem Digital, que estavam previstas para ocorrer em 11 e 18 de outubro, foram alteradas para os dias 22 e 29 de novembro. As do Enem impresso continuam previstas para 1º e 8 de novembro.
Como saber se você conseguiu a isenção da taxa do Enem:
O resultado dos pedidos de isenção estará disponível na página oficial do Enem. Para quem receber a isenção da taxa da prova, o processo de inscrição será mais simplificado, já que informações escolares e socioeconômicas já terão sido preenchidas na solicitação da gratuidade.
Nova chance de pedir isenção da taxa para fazer a prova do Enem
Segundo o Inep, aqueles que não conseguiram comprovar pertencer aos perfis de isenção — e, portanto, tiveram seu pedido indeferido — podem encaminhar documentação complementar para nova análise a partir da próxima segunda-feira (27).
“Os interessados poderão enviar a documentação que comprove a situação de solicitação de isenção, observando a opção escolhida, por meio da Página do Participante”, diz a nota. Conforme o Inep, serão aceitos somente documentos nos formatos PDF, PNG ou JPG, com o tamanho máximo de 2MB, conforme lista disponível no site do Inep.
Quem pode solicitar a isenção da taxa para fazer a prova do Enem?
Estudante que está cursando o 3º ano do Ensino Médio na rede pública: o sistema disponibiliza isenção automática.
Os beneficiados pela Lei Federal nº 12.799/2013 tem direito a não pagamento da taxa. Essa categoria destina-se ao candidato que cursou todo o ensino médio na rede pública ou como bolsista integral na rede privada e possui renda igual ou inferior a um salário-mínimo e meio, por pessoa.
Inscritos no Cadastro Único: O Cadastro Único Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) é destinado para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Mesmo com a isenção, entre e se cadastre para participar do Enem
A isenção não garante entrada automática no Enem. Todos os interessados deverão acessar a Página do Participante, no período de 11 a 22 de maio, e realizar a inscrição para confirmar participação no exame. Durante as inscrições, o Inep irá conceder isenção, de ofício, para todos os inscritos que se encaixarem nos perfis descritos no edital, mesmo sem o pedido formal.
A regra vale tanto para os participantes que optarem pelo Enem impresso quanto para os que escolherem o Enem Digital. Aqueles que não se encaixarem nos perfis de isenção deverão realizar a inscrição nos prazos e critérios estabelecidos e efetuar o pagamento da taxa para poder participar.