Programa Brasil Conta Comigo tem objetivo de reforçar o enfrentamento à pandemia do coronavírus no país
Ampliar a cobertura na assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e reduzir o tempo de espera nos atendimentos, melhorando as condições de pronto atendimento e emergências hospitalares nos casos de infecção por coronavírus. Com esses dois objetivos, o Ministério da Saúde lançou no dia 2 de abril uma portaria instituindo a ação estratégica O Brasil Conta Comigo – Residentes na Área de Saúde.
A iniciativa concederá bonificação de 20% sobre o valor da bolsa paga aos profissionais de saúde que estejam cursando Programas de Residência Médica e Residência em Área Profissional da Saúde. A bonificação da bolsa, prevista inicialmente para durar seis meses, tem como meta mobilizar profissionais de saúde residentes para o enfrentamento à pandemia do coronavírus, por meio da ampliação da assistência nos serviços de saúde.
Para receber o valor adicional não será necessário fazer adesão. O trâmite será feito diretamente pelas Comissões de Residência com o Ministério da Saúde para os residentes que estiverem efetivamente em atividade.
O reajuste é destinado aos profissionais que estejam cursando programas de residência voltados ao atendimento da população em todos os níveis da atenção à saúde e à gestão em saúde, sendo programas de residência financiados pelo Ministério da Saúde, por outros órgãos ou entidades públicas federais, estaduais, distritais ou municipais, além de instituições sem fins lucrativos.
Outras ações
Essa iniciativa faz parte de uma série de medidas que estão sendo feitas pelo Ministério da Saúde, no âmbito da ação “O Brasil Conta Comigo”, para ampliar a força de trabalho no SUS, fortalecendo os profissionais que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus, assim como garantir a melhor assistência à população brasileira durante a pandemia.
Em paralelo, o Ministério da Saúde estabelece uma série de outras ações diretamente ligadas ao combate ao coronavírus. Apenas para a função de Médico, foram abertas 5.811 vagas até o momento, com uma resposta de 9 mil candidatos inscritos. A distribuição de remédios para pessoas com diabetes e hipertensão nas unidades que atendem ao programa Farmácia Popular também tiveram suas dinâmicas modificadas, a fim de diminuir o deslocamento até os postos de saúde para retirada de medicamentos. São medidas de emergência que colaboram para o enfrentamento e combate efetivo da pandemia.
Para maiores informações, basta acessar o conteúdo do Ministério da Saúde.