Timão tem de torcer contra o Guarani no Dérbi de Campinas, nesta segunda-feira
O Corinthians não depende só das suas próprias forças para se classificar às quartas de final do Paulistão. O time é o terceiro colocado do Grupo D, com 11 pontos, dois abaixo do Guarani, com 13 e um jogo a menos – o time de Campinas enfrenta a Ponte Preta nesta segunda-feira, às 20h.
Após o empate por 1 a 1 com o Ituano, domingo, em Itaquera, o Corinthians não consegue mais alcançar o Bragantino, líder da chave e já com classificação garantida.
Mesmo que vença os dois jogos e o Bragantino perca, o Timão apenas empataria em pontos (17), mas não igualaria o número de vitórias (5 a 2 para o Bragantino neste momento).
Depois restam duas rodadas. O Timão enfrentará o Palmeiras (casa) e o Oeste (fora). O Guarani encara o Botafogo (fora) e o São Paulo (casa).
O primeiro passo para o Corinthians, então, é secar o Guarani.
Veja abaixo os cenários para o Corinthians caso o Guarani vença, empate ou seja derrotado pela Ponte Preta:
Vitória do Guarani contra Ponte:
Nesse caso, o Guarani abriria cinco pontos do Corinthians (16 a 11);
O Timão precisaria vencer seus dois jogos e torcer para o Guarani, no máximo, fazer um ponto nas duas partidas. Assim, o Corinthians poderia igualar em número de vitórias (3 a 2 nesse momento pró Bugre) e ultrapassar no saldo de gols (5 a 2 pró Bugre agora);
Qualquer nova vitória do Bugre nas duas rodadas finais eliminaria as chances de classificação do Corinthians.
Empate do Guarani contra Ponte:
Nesse caso, o Guarani abriria três pontos do Corinthians (14 a 11);
O Timão poderia se classificar com uma vitória nas duas últimas rodadas e duas derrotas do Guarani, desde que tire a diferença no saldo de gols (hoje 5 a 2 pró Guarani);
Se vencer os dois jogos finais, o Corinthians iria a 17 pontos e teria de torcer para o Guarani no máximo fazer dois pontos (iria 16). Caso o Bugre vença uma das partidas finais e perca o outro jogo, os dois times chegariam a 17 pontos, com quatro vitórias cada e o desempate seria no saldo de gols.
Se o Guarani vencer e empatar os dois últimos jogos, o Corinthians estaria eliminado.
Derrota do Guarani contra Ponte:
Nesse caso, o Guarani manteria dois pontos de distância do Corinthians (13 a 11);
Se fizer três pontos nos dois jogos, o Corinthians iria a 14 pontos e teria de torcer por duas derrotas do Guarani. Em caso de um empate do Bugre o desempate sairia no saldo de gols;
Se o Corinthians fizer dois pontos (dois empates) nos dois jogos e o Guarani perder as duas partidas, o Timão seria eliminado, pois ficaria atrás no número de vitórias (3 a 2);
Se fizer seis pontos nos dois jogos, o Corinthians iria a 17 pontos e teria de torcer para o Guarani somar no máximo três pontos (iria a 16). Caso o Bugre empate um jogo e vença o outro, os dois chegariam aos 17 pontos e o desempate sairia no saldo de gols.