top of page

MUNDIAL: Coreia do Norte confirma novo teste de míssil supervisionado por Kim



Não foi especificado tipo de armamento foi utilizado ou onde os exercícios militares ocorreram, mas fotos mostram armas de alto calibre



A Coreia do Norte confirmou nesta terça-feira (10) um "teste de artilharia de longo alcance" realizado ontem, além de ressaltar que foi supervisionado pelo líder do país, Kim Jong-un.


O teste, de acordo com a agência de notícias norte-coreana KCNA, tinha como objetivo rever "a capacidade de contra-ataque militar surpresa dos destacamentos de artilharia de longo alcance no front".

A nota, no entanto, não especifica que tipo de armamento foi utilizado ou onde os exercícios militares ocorreram, embora as fotos que acompanham a informação mostrem vários lança-foguetes e disparos de armas de grande calibre.



De acordo com os Chefes de Estado Maior da Coreia do Sul, o julgamento consistiu em pelo menos três projéteis disparados a partir da cidade de Seondeok em direção ao Mar do Japão (chamado de Mar Oriental pelas duas Coreias) na segunda-feira (9).


Os projéteis percorreram uma distância máxima de cerca de 200 quilómetros e chegaram a atingir 50 quilômetros, de acordo com as autoridades militares sul-coreanas.


O teste de segunda-feira foi o segundo em uma semana - no último dia 2, houve o lançamento de vários mísseis de curto alcance perto da cidade de Wonsan, de frente para o Mar do Japão.


Esses lançamentos recentes, segundo especialistas, parecem corresponder ao que Pyongyang vem testando desde agosto de 2019 e que serviços de inteligência chamaram de KN-25, um tipo de foguete disparado a partir de uma plataforma móvel que carrega quatro tubos de lançamento.


Em 1º de janeiro, o ditador norte-coreano anunciou que a Coreia do Norte está desenvolvendo uma nova "arma estratégica".

bottom of page