Dez pessoas foram presas e 12 dragas foram encontradas e apreendidas
Mais de mil gramas de mercúrio foram encontradas no Rio Madeira, em Porto Velho, durante uma operação conjunta entre a Polícia Militar Ambiental (PMA), o Exército Brasileiro e Secretaria de Meio Ambiental (Sedam). O objetivo é coibir a extração irregular de minérios.
Neste domingo (26), a polícia confirmou que foram encontradas 12 dragas que faziam garimpagem em uma área de proteção ambiental no rio. Segundo o boletim de ocorrência da PMA, além do mercúrio, houve a apreensão de:
132 gramas de ouro puro aproximadamente e;
264 gramas de ouro azogado aproximadamente.
A PMA informou que, na manhã desse domingo, mais 10 pessoas foram presas durante a madrugada. Outras 18 foram autuadas. As audiências estão marcadas para fevereiro.
Na última sexta-feira (24), duas pessoas seguiram à Polícia Federal por extração ilegal de ouro na APA.
No sábado (25), o capitão Jairo Carneiro, da Polícia Ambiental, informou que seis dragas foram apreendidas no primeiro dia de ação e que nenhuma delas tinha autorização para estar dentro da APA do Rio Madeira.
As pessoas presas e os materiais apreendidos foram levados à Delegacia da Polícia Federal.
A operação Rio Madeira seguirá por tempo indeterminado e é realizada a pedido do Ministério Público de Rondônia (MP-RO) e Ministério Público Federal (MPF).