O rio Madeira ultrapassou os 14 metros na noite de terça-feira (7) e entrou em cota de atenção. Às 7h15 da manhã desta quarta-feira (8), de acordo com dados do CPRM, o Madeira registrava 14,03 metros.
Conforme o monitoramento do CRPM, o rio marcou 14 metros às 22h15 da noite de terça-feira e, às 1h30, chegou aos 14,05 metros.
Esta é a primeira vez que o rio chega aos 14 metros em 2020. Um levantamento feito pelo G1, com base nos dados da Agência Nacional de Águas (ANA), revela que o nível do rio subiu 8 metros em um mês.
A cota de alerta do Rio Madeira é de 15 metros. Já o nível de transbordamento do rio é 17 metros e um eventual decreto de cota de emergência acontece a partir dos 17,5 metros, quando é constatado algum dano material, civil ou ambiental.
Cheias histórias
Em 2014, o Rio Madeira atingiu sua cota máxima, segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), de 19,14 metros. Na ocasião, além de Porto Velho, distritos localizados no eixo da BR-364, Baixo e Médio Madeira e margem esquerda do rio, foram afetados, além dos municípios de Nova Mamoré, Guajará-Mirim e Candeias do Jamari, deixando, também, o Acre em situação de emergência. Dos distritos de Porto Velho, São Carlos teve toda a população retirada do local e Nazaré teve mais de 90% das famílias retiradas.
Em 1997, o Rio Madeira atingiu 17,52 metros. Na ocaião, a enchente invadiu bairros, distritos e afetou cerca de 1,6 mil famílias somente em Porto Velho. No eixo da BR-364, apenas o antigo distrito Mutum-Paraná, hoje conhecido como Velha Mutum, foi afetado, no entanto, a água não cobriu a rodovia.
Defesa Civil em alerta
Com o aumento do nível do rio, a Defesa Civil já está em alerta para eventuais desbarrancamentos e até retirada de famílias em áreas que possam ser alagadas nos próximos dias.
"É preocupante esse aumento de oito metros, porém estamos abaixo do nível em comparação com a mesma data no ano anterior. O plano de contingência está pronto e, caso o rio suba fora do normal, será aplicado e famílias removidas em área de risco", diz Marcelo Santos, coordenador da Defesa Civil em Porto Velho.
A cota de alerta do Rio Madeira é de 15 metros. O nível de transbordamento do rio é 17 metros e um eventual decreto de cota de emergência acontece a partir dos 17,5 metros, quando é constatado algum dano material, civil ou ambiental.