top of page

BOMBA DO DIA: Ministro da Educação compartilha ‘sem querer’ mensagem que diz que Bolsonaro traiu Mor




Texto critica sanção do pacote anticrime, Ao justificar, afirmou ter sido ‘1 erro’, Poder360 mostra como se faz retuíte


O ministro da Educação, Abraham Weintraub, retuitou uma publicação no Twitter nesta 4ª feira (25.dez.2019) na qual o YouTuber Nando Moura critica o texto do pacote anticrime sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro.

A publicação diz que, ao manter emenda no texto do deputado federal Marcelo Freixo (Psol-RJ), o presidente “traiu não só” o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, mas “o povo brasileiro”. A emenda proposta pelo deputado cria a figura do juiz de garantias, que é a designação de 1 magistrado para ser responsável pela parte inicial do processo, entregando o caso a outro juiz para proferir a sentença.


O pacote anticrime foi aprovado pelo Senado e enviado para sanção presidencial em 13 de dezembro. O texto foi sancionado nesta 4ª (25.dez) por Bolsonaro, que vetou 25 trechos, mas manteve a criação da figura do juiz de garantias.


Eis a mensagem compartilhada pelo guitarrista às 9h46 de hoje e retuitada pelo ministro:


Às 18h59 desta 4ª feira, o ministro excluiu o retuíte de seu perfil e disse que o compartilhamento da publicação foi “sem querer” e, por ter ficado horas sem internet em viagem em navio, não pode excluir. “Evidentemente que foi 1 erro”, afirmou. O ministro deve ainda gravar vídeo justificando.


O Poder360 mostra como é o processo para fazer 1 retuíte. Parece ser simples, mas precisa de, ao menos, 2 cliques confirmando o compartilhamento de uma publicação em 1 perfil no Twitter. Eis abaixo:

  • 1º é necessário 1 clique no símbolo de retuíte, que são duas setas interligadas:


  • Depois, aparece uma mensagem com opções para o usuário “retweetar” direto ou escrever uma mensagem ao retweetar.


Depois de clicar em uma das mensagens, é possível retuitar a publicação.


IRMÃO SAI EM DEFESA

Assessor especial do presidente Jair Bolsonaro, Arthur Weintraub saiu em defesa do irmão no Twitter. Afirmou que Abraham Weintraub é “tiozão de internet” e muitas vezes dá likes e retuíta publicações “sem querer”.


“Meu irmão é tiozão de internet. Ele às vezes fica folhando posts e dá like e RT sem querer. Eu pergunto “vc viu q vc curtiu tal coisa?”. Ele “eu apenas li”. Some-se a isso o fato de que ele está num navio, com internet intermitente. Meu irmão vai gravar vídeo explicando o erro”, disse.


POSSÍVEL MUDANÇA NO MEC

No início de dezembro, reportagens publicadas pelos jornais Folha de S.Paulo e O Estado de São Paulo, mostraram a possibilidade de Weintraub ser substituído no cargo de ministro da Educação. Em entrevista ao programa Poder em Foco, uma parceria editorial do SBT com o jornal digital Poder360, Bolsonaro afirmou que, por enquanto, “não há intenção” de mudar o comando de seus ministérios, “mas pode acontecer de uma hora para outra”.

bottom of page