A Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação “Festa na Floresta II”, visando dar cumprimento a 04 (quatro) mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva, todos expedidos pela Justiça Federal de Ji-Paraná, região central do estado. A ação, realizada na última quinta-feira (21) foi divulgada na noite dessa quarta-feira (28) pela PF.
A Operação Festa na Floresta II, teve objetivo de coibir crimes contra o meio ambiente e de garimpo ilegal, no Estado de Rondônia. O nome da Operação se deu em virtude da continuidade do combate aos crimes ambientais na Terra Indígena Sete de Setembro, tendo em vista ter ocorrido, no início do mês, a operação “Festa na Floresta I”, onde, na ocasião, foram inutilizadas duas máquinas de escavação, necessárias para que criminosos logrem êxito na atividade de extração ilegal de riquezas naturais.
Os investigados responderão, na medida de sua participação, pelos crimes de Organização Criminosa (Art.2º da Lei 12.850/13), Destruir ou Danificar Florestas (Art. 50-A da Lei 9.605/98) e Contra o Patrimônio (Art. 2º da Lei 8.176/91)