top of page

MUNDIAL: Número de mortos em refinaria na Bolívia sobe

  • G1.COM
  • 20 de nov. de 2019
  • 1 min de leitura


Seis pessoas morreram e 30 ficaram feridas em uma operação conjunta da polícia e do exército para tirar manifestantes de uma refinaria na cidade de El Alto.

Ao menos seis pessoas morreram e cerca de 30 ficaram feridas em uma operação em conjunto da polícia e exército em uma refinaria na cidade de El Alto, na Bolívia, na terça-feira (19), de acordo com a Defensoria do país.


Manifestantes haviam bloqueado a saída da refinaria de Senkata. Os piquetes foram organizador por apoiadores do ex-presidente Evo Morales, que renunciou e está exilado no México.


A violência começou quando um comboio com combustíveis deixou a usina produtora para aliviar o abastecimento na região de La Paz, capital administrativa da Bolívia. Policiais e militares das Forças Armadas fizeram operação para abrir as passagens nos bloqueios pelos caminho.


De acordo com o "El Deber", militantes apoiadores de Evo tentaram retomar o bloqueio e derrubaram uma parede das instalações. O ato, diz o jornal, levou os policiais a reagirem.


O ministro da Defesa, Fernando López, afirmou que não foram as forças armadas que dispararam, e disse que é preciso esperar as autópsias para estabelecer as causas das mortes.


“Hordas decidiram entrara na refinaria de Senkata com dinamite, que eles colocaram nas paredes, queimaram veículos e roubaram cilindros de gás; consideramos que é um simples vandalismo”, disse ele.


Segundo o jornal “La Razón”, o ministro ainda disse que os manifestantes recebem ordens, dinheiro, álcool e folhas de coca para causar pânico.

 
 
 
bottom of page