7 são ligados a Internet das Coisas
O ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, anunciou nesta 2ª feira (4.nov.2019) que o governo federal está criando 8 laboratórios de inteligência artificial no país.
Um deles trabalhará em pesquisa “pura” sobre a inteligência artificial e segurança cibernética, em parceria com o Exército Brasileiro.
Os outros 7 centros focarão em inteligência artificial aplicada. De acordo com Pontes, 5 deles serão focados em: cidades inteligentes; indústria 4.0; agro 4.0; saúde 4.0; e administração pública.
“Está aqui uma boa notícia. Uma outra ferramenta para trabalhar juntos para que possamos melhorar estes sistema em coordenação, que é o que fez que a humanidade chegasse até aqui. E daqui a gente vai para muito além. O pessoal fala que eu gosto de sonhar alto, mas se eu não sonhasse alto, não teria chegado até o espaço”, afirmou.
O ministro não disse quando o edital para o programa será publicado, nem quanto o governo irá investir no projeto. “Desde quando nós chegamos no governo, está foi uma das prioridade: melhorar a capacidade do país em inteligência artificial. Nós temos postos espalhados pelo país. Mas ainda é necessário o alinhamento para trabalharmos em redes”.
As declarações de Pontes foram feitas em Brasília, durante a abertura do evento “5ª semana de Inovação: Governo para as pessoas”, organizado pela Enap (Escola Nacional de Administração Pública). Estavam presentes na abertura:
Paulo Uebel – secretário de Secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital;
Euler de Morais – presidente da Anatel;
José Mucio Monteiro – presidente do Tribunal de Contas da União;
Caio Paes de Andrade – diretor-presidente do Serpro;
Diogo Godinho Ramos Costa – presidente da Escola Nacional de Administração Pública;
Nicolai Prytz – embaixador da Dinamarca no Brasil.