Com vantagem de dois gols adquirida no jogo de ida, equipe carioca tem retrospecto bastante ruim nas últimas vezes que disputou torneio continental
O Flamengo está perto de quebrar um tabu que já dura 35 anos. Isso porque 1984 foi a última vez que a equipe chegou a uma semifinal de Libertadores, algo que pode alcançar na noite desta quarta-feira (28), às 21h30 (de Brasília) até mesmo se perder por um gol de diferença para o Internacional em Porto Alegre. No jogo de ida, no Rio de Janeiro, os cariocas venceram por 2 a 0.
Há 35 anos, o Flamengo chegou à semifinal para enfrentar Grêmio e Universidad de Los Andes, da Colômbia. O sistema de disputa naquela época era outro. Eram formados dois grupos de três clubes que jogavam entre eles. Ia para a final a melhor equipe de cada grupo. O rubro-negro acabou caindo para os dois adversários.
Depois disso, o Flamengo acumula um retrospecto para lá de ruim na Copa Libertadores. Em mais dez participações na principal competição do continente, o máximo que a equipe alcalçou foram as quartas de final em três oportunidades, em 1991, 1993 e a última dela em 2010, após eliminar o Corinthians na fasee anterior e cair para a Universidad do Chile.
Em outras três vezes, o time ficou ainda nas oitavas (2007, 2008 e 2018). Em 2002, 2012, 2014 e 2017 o desempenho foi ainda pior: eliminação na fase de grupos.
Até por conta desse retrospecto, o técnico português Jorge Jesus sabe que o torcedor flamenguista está ansioso para ultrapassar as quartas de final. "Parabéns à torcida, que deu tudo para nos levar a essa vitória. Já disse isso algumas vezes: eles fazem a diferença", afirmou na sua entrevista após o jogo de ida.
Porém, para alcançar esse objetivo, o Flamengo ainda tem que passar pelo Inter, que tem um retrospecto muito bom quando atua dentro do Beira-Rio e terá isso como seu principal aliado.
Jogando em casa, a postura não será defensiva como na partida do Maracanã. Terá que fazer um jogo franco e ir para cima do rubro-negro. Essa receita poderá ser vitoriosa, mas também suicida, já que o Flamengo tem o melhor ataque do Brasil em 2019.