Prazo será de até 18 anos
O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e o Ministério da Saúde lançaram nesta 5ª feira (13.jun.2019) uma linha de crédito de R$ 1 bilhão para entidades filantrópicas de saúde que prestam atendimento ao SUS (Sistema Único de Saúde).
O novo “BNDES Saúde” contará com duas linhas: uma voltada à implementação de melhorias de gestão, governança e eficiência operacional e outra para implantação, ampliação e modernização das instituições.
O presidente do banco de fomento, Joaquim Levy, afirmou que os empréstimos terão prazo de 12 a 18 anos e terão taxas de juros “competitivas”. “Se pudermos ter acesso ao FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), essa taxa poderá ser ainda menor”, disse.
O financiamento poderá ser realizado de forma direta pelo BNDES, por meio de agentes financeiros ou de forma mista.
A taxa de juros será calculada com base na TLP (Taxa de Longo Prazo) acrescida de 1,3% e spread de risco no caso das operações feitas diretamente pelo BNDES. Nas operações indiretas (por meio de outras instituições), o spread será substituído pela taxa de intermediação financeira e remuneração do agente financeiro.
Segundo o ministro Luiz Henrique Mandetta (Saúde), os juros não devem passar de 9% ao ano, enquanto o mercado cobra cerca de 20% ao ano.
Levy destacou que, hoje, metade dos atendimentos do país são realizados pelas Santas Casas e que em quase 1.000 municípios a assistência hospitalar é realizada exclusivamente por essas unidades.
Presente na cerimônia, o presidente Jair Bolsonaro lembrou o episódio da facada em Juiz de Fora (MG) durante a campanha e disse que se emocionou ao reencontrar o cirurgião que o operou.
Também participou do lançamento no Palácio do Planalto, em Brasília, o ministro Paulo Guedes. Segundo Mandetta, outra linha de crédito, em parceria com a Caixa, será lançada em breve na Câmara dos Deputados.