Comissão foi alertada sobre mais de 100 mil reclamações sobre consignado, em três anos
O senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL) promoveu nesta quinta-feira (6) audiência pública na Comissão de Transparência, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor do Senado (CTFC) para apurar o vazamento de dados de aposentados do INSS, e que tem gerado ofertas abusivas de crédito a essa população. Durante a audiência foi mencionado que nos últimos três anos mais de 100 mil reclamações sobre crédito consignado teriam sido feitas.
“O idoso é extremamente vulnerável, e nós percebemos que em grande parte dos casos, antes mesmo de receber a notificação do INSS sobre sua aposentadoria, o aposentado recebe a ligação de dezenas de instituições financeiras oferecendo crédito”, apontou o senador Rodrigo.
Na audiência, o presidente do INSS, Renato Rodrigues Vieira, admitiu que há um problema na segurança dos dados dos segurados, e que vazamentos têm acontecido. Ele informou que há um grupo de trabalho atuando para apurar as reclamações que têm surgido nesse sentido.
O vazamento de dados de aposentados a instituições financeiras foi alvo de uma operação da Polícia Federal, que identificou que um servidor do INSS estaria vendendo as informações dos segurados.
Durante a audiência pública, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) afirmou que a concessão de crédito consignado tem se tornado um grande problema no Brasil. Esse assunto tem relação direta com o superendividamento das famílias, uma chaga que tem acometido uma larga parcela da população. Resolver esse grave problema tem sido outra preocupação do senador alagoano. (Com informações da Ascom do senador Rodrigo Cunha)