top of page

EXTRA: PF mira grupo especializado em tráfico de drogas internacional




Batizada de Aplique, operação conta com 14 mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva, expedidos pela Justiça Federal de SP


A PF (Polícia Federal) realiza uma operação na manhã desta terça-feira (23) em Campo Grande (MS) e São Paulo (SP) com o intuito de desarticular uma organização criminosa especializada em tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.


Batizada de Aplique, a operação conta com 14 mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva, expedidos pela Justiça Federal de São Paulo.


A investigação começou em julho de 2017, com o monitoramento de tráfico de entorpecente realizado por helicópteros. Os agentes da PF apreenderam grande quantidade de dinheiro em espécie em uma aeronave que pousou em São Paulo. No dia seguinte, outro suspeito foi preso no Guarujá, município do litoral de São Paulo, com 40 kg de cocaína.


As buscas continuaram e, em outubro de 2018, o líder da suposta organização criminosa, que atuava no Aeroporto Internacional de Guarulhos, foi identificado — com ele foi apreendido mais 40 kg de cocaína em bagagens com destino à Europa. Naquela ocasião, duas pessoas utilizadas como “mulas” também foram presas em flagrante.


O órgão identificou, também, que a organização usava pessoas físicas e jurídicas para movimentar o dinheiro do tráfico de drogas — a PF diz que o grupo moveu cerca de R$ 30 milhões e, por isso, pediu sequestro bancário.


O mandado de prisão preventiva, cumprido nesta data, foi expedido para outro integrante do bando, que já se encontrava preso por tráfico de drogas no CDP de Guarulhos.

bottom of page