Atenção rondonienses, andar com dinheiro rasgado ou moeda furada pode dar cadeia, caso você seja parado pela Polícia Militar
Um jovem, de 19 anos, foi preso por ter furado uma moeda de R$ 1 em Vilhena (RO), região do Cone Sul. O caso ocorreu na última quarta-feira (17), mas só foi divulgado pela Polícia Militar (PM) local nesta quinta-feira (18).
Segundo o boletim de ocorrência, uma equipe da PM fazia patrulhamento pelo bairro Cristo Rei, quando avistou o rapaz, que estava conduzindo uma motocicleta, em comportamento suspeito.
A PM, então, pediu para que ele parasse. Durante a abordagem, os policiais detectaram que o jovem não tinha Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e que estava com uma moeda de um real perfurada.
Como justificativa, o rapaz disse ter furado a moeda para ser usada como um pingente e que estava com ela há cerca de 30 dias. Mesmo assim, os policiais deram voz de prisão a ele por dano ao patrimônio.
O jovem foi encaminhado à Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp) da cidade. Ficou preso, mas depois foi liberado. A moeda continua apreendida na delegacia.
O ato de destruir ou danificar dinheiro pode ser considerado crime, de acordo com o artigo 163 do Código Penal Brasileiro: “destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia”.
Portanto, muito cuidado. Caso você seja abordado pela Polícia Militar de Rondônia e esteja portando uma cédula rabiscada, ou uma moeda furada, o risco de parar atrás das grades é real.