Vistoria eletrônica garante procedência da frota e mantem adulteradores afastados
Carros adulterados são impedidos de integrarem a frota rondoniense. Veículos de alto valor de revenda, porem irregulares, são flagrados frequentemente, tentando ser transferido para Rondônia.
Ao se aproximar dos cinco anos desde a implantação das vistorias eletrônicas em Rondônia, o estado mostra que tomou o caminho certo, quando decidiu designar empresas especializadas para realizar as vistorias altamente tecnológicas e praticamente imune à fraudes.
As vistorias eletrônicas, aferem itens de segurança, procedência e documentação dos veículos e alimentam um banco de dados que pode ser acessado, tanto pelos órgãos do governo, como o Detran, o ministério público e demais órgãos ligados à segurança pública.
Os laudos produzidos de cada veículo da frota do estado, são acompanhados de mais de uma dezena de fotografias das características gerais do veículo, assim como das numerações presentes no chassi, no motor, nos vidros e em várias outras partes do veículo, de acordo com cada modelo.
As mais de 55 lojas de vistorias eletrônicas de Rondônia, quando recebem um novo veículo, sabe, de onde veio, onde foi feita a última vistoria, quais itens não estavam de acordo com a legislação. Isso impede que quem tenha tido um veículo reprovado em uma cidade, não tente burlar o sistema, indo realizar a vistoria em outro local, intentando aprovação em desacordo com as normas.
Todo esse rigor reflete na segurança de quem adquire um veículo automotor, de segunda mão, em Rondônia.
É o caso do morador de Ouro Preto d’Oeste, comprador dessa caminhonete, que vale mais de R$ 100 mil Reias.
Ao levar o veículo para ser vistoriado, os peritos identificaram indícios de adulterações nas etiquetas VIS, nas gravações dos vidros, no motor e no chassi.
O veículo com placa da cidade de Itaquaquecetuba, SP, jamais conseguiria integrar a frota rondoniense, graças à qualidade do trabalho desenvolvido pelo setor de vistorias eletrônicas, que atualmente conta com mais de 55 lojas, de três franquias distintas e algumas autônomas.
Essas empresas compõe a Associação das Empresas de Vistorias do Estado De Rondônia (ASSOVIS-RO), que vem investindo em capacitação, suporte técnico e jurídico, e na divulgação do trabalho, fundamental à segurança da frota no estado.