São três barragens no local; a terceira também está sob risco
Uma segunda barragem teria se rompido em Brumadinho (MG), de acordo com a Polícia Militar da cidade mineira. Após o rompimento da primeira barragem da mineradora Vale, por volta das 13h desta sexta (25), a sobrecarga de rejeitos teria causado o rompimento da segunda de três estruturas. A terceira barragem também está sob risco.
Segundo nota da Vale, o rompimento da primeira barragem levou lama para a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. O Corpo de Bombeiros está na cidade, fazendo evacuação de vítimas por meio de um helicóptero.
Uma equipe da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional, já está à caminho da região para analisar as consequências do rompimento. Segundo nota do governo de Minas Gerais, um gabinete estratégico de crise foi formado para acompanhar as ações. Ainda não há informações sobre quantos são os feridos.
Por meio de uma postagem no Instagram, a Prefeitura de Brumadinho pede para que a população se mantenha distante do leito do rio Paraopeba. A previsão é de que a lama chegue ao centro de Brumadinho por volta das 18h.
Mensagem do presidente
O presidente Jair Bolsonaro lamentou a tragédia em Brumadinho. “Determinei o deslocamento dos Ministros do Desenvolvimento Regional e Minas e Energia, bem como nosso Secretario Nacional de Defesa Civil para a Região. Nossa maior preocupação neste momento é atender eventuais vítimas desta grave tragédia”, afirmou em sua conta no Twitter.
Segundo o presidente, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, também está à caminho de Brumadinho para acompanhar as ações. Bolsonaro disse ainda que todas as providências estão sendo tomadas.