top of page

ALERTA: Cresce o índice de jovens que infartam

  • LEETDOC
  • 20 de jan. de 2019
  • 1 min de leitura


Infartos não raramente acometem pessoas abaixo dos 50 anos de idade, até mesmo dos 30. Um dos principais motivos relacionados ao aumento dessa incidência é a manutenção de um estilo de vida não saudável, que por sua vez se correlaciona com a elevação dos índices de obesidade, tabagismo, dislipidemia, diabetes e hipertensão arterial. Outro fator importante é o consumo de drogas ilícitas, por exemplo, cocaína. Além disso, histórico de infarto precoce na família e estresse emocional presente no dia a dia contribuem para a manifestação dessa doença cada vez mais cedo.


Esse conjunto de fatores acelera a formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos do coração, o que é conhecido como arteriosclerose, e é o principal motivo de infarto, mesmo em jovens.


Prevenção da arteriosclerose

Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada, pratique atividades físicas regularmente, combata o estresse emocional, e abandone hábitos nocivos como o tabagismo, um dos principais fatores relacionados ao infarto em jovens.


Hipertensão, diabetes e dislipidemia não costumam dar sintomas, por isso é necessário verificar a pressão arterial, os níveis de glicemia e de colesterol para diagnosticar tais doenças. O infarto em qualquer idade é sempre muito impactante, porém, em jovens pode ser ainda mais catastrófico. A prevenção ainda é o melhor remédio.

 
 
 
bottom of page