Dirigir por mais de 2 horas parece aumentar em cerca de 5 vezes o risco de dor lombar, segundo estudo recente publicado no The Spine Journal (revista científica especializada em coluna) — comenta Ney Meziat Filho, professor do programade Mestrado e Doutorado em Ciências da Reabilitação da Unisuam.
A pouca mobilidade do corpo associada a movimentos repetitivos enquanto se dirige são fatores que contribuem para as dores lombares.
— O corpo humano foi naturalmente desenvolvido para ficar em movimento. O fato de permanecermos sentados dirigindo se torna prejudicial por haver poucos estímulos musculares e uma sobrecarga nos discos intervertebrais gerando dor — explica Luciano Bomfim, ortopedista da Clínica Bomfim Consultórios.
Não são apenas as costas que sofrem com as longas horas de direção, como afirma Ricardo do Carmo Bastos, ortopedista do Centro de trauma do esporte do Into:
— O longo tempo na direção pode desencadear dores nos joelhos, nos quadris e nos ombros além das dores na coluna.
Fazer pausas regulares durante o dia de trabalho contribui para atenuar as dores no corpo. Ter um corpo saudável, também.
— Perder peso ajuda a manter um corpo mais bem acomodado dentro do veículo. Além disso, o tabagismo favorece um desgaste mais rápido dos discos, das articulações e dificulta o ganho de massa muscular — alerta o ortopedista Luiz Cláudio Lacerda, Clínica L&L Ortopedia.
Amenize o desconforto
Ajuste o carro
O indicado é manter o banco levemente inclinado (de 100 a 110 graus) para apoiar completamente a lombar e com distância adequada do volante, para que as pernas não fiquem muito esticadas e nem muito dobradas para alcançar os pedais. Mantenha o encosto para cabeça ajustado de acordo com a sua altura
Faça pausas
A cada uma hora e meia, faça pausas no trabalho. Saia do carro, faça um alongamento e uma pequena caminhada para esticar as pernas
Fortaleça seus músculos
Os músculos fortalecidos protegem as articulações. Por isso, recomenda-se pelo menos 40 minutos de musculação diárias
Evite hábitos nocivos
Procure se alimentar da maneira mais saudável possível e evite fumar