top of page

TA NA TELA: Fake news disparam na internet na reta final da campanha




Conteúdos falsos foram compartilhados 400 mil vezes em apenas uma rede social

Os conteúdos falsos se multiplicaram no WhatsApp e nas redes sociais durante essa reta final das eleições. O Fato ou Fake, serviço de checagem do Grupo Globo, desmentiu 11 publicações falsas desde o fim de semana. São textos, fotos e vídeos que tiveram grande repercussão.


Segundo informações do site de O Globo, 35 postagens tiveram cerca de 400 mil compartilhamentos e alcançaram milhões de eleitores na rede social facebook, enquanto quatro vídeos publicados alcançaram 2,7 milhões de visualizações. Neste cenário, a propagação dos conteúdos falsos cresce rapidamente.


Desde o fim de semana, o Núcleo de Dados analisou 18 páginas que compartilharam notícias e dados falsos. Cada publicação com conteúdo falso foi compartilhada em média 13,7 mil vezes. As publicações mais recentes têm, em média, nove vezes mais interações e compartilhamentos do que postagens feitas pelas mesmas páginas nas primeiras semanas de setembro, quando a média era de 1,4 mil.


Estes compartilhamentos, somados as interações nos comentários, ajudam a amplificar o alcance das chamadas Fake News. A página Planeta Brasil publicou um vídeo onde afirmava que era falsa a foto da manifestação #EleNão, realizada no Largo da Batata, em São Paulo no último sábado (29/9), em oposição ao candidato Jair Bolsonaro. A publicação dizia que a imagem havia sido tirada durante o carnaval de 2017. Mesmo comprovadamente falso, o vídeo teve mais de 1,5 milhão de visualizações e 83 mil compartilhamentos.

bottom of page