De acordo com a ONG Ranking dos Políticos, senador Jader Barbalho (MDB-PA) é o parlamentar mais ausente
Levantamento exclusivo realizado pela ONG Ranking dos Políticos, que atua na fiscalização da gestão dos parlamentares brasileiros, aponta que os deputados federais e senadores brasileiros faltaram, somados, 20.788 vezes nas sessões plenárias do Congresso entre 2015 e 2018. Do total de faltas, 6.825 não foram justificadas até o momento.
O líder nesse quesito é o senador Jader Barbalho (MDB-PA) com 197 faltas, sendo 32 não justificadas. Seu conterrâneo, o deputado Wladimir Costa (SD-PA) figura na vice-liderança com 190 ausências - 47 sem qualquer justificativa.
Na sequência, aparece o congressista Mendes Thame (PV-SP), que possui 154 ausências com duas não justificadas. Quarto no indesejado ranking, Guilherme Mussi (PP-SP) faltou 146 vezes e não justificou em 98 ocasiões, cerca de 2/3 das faltas.
O deputado Edmar Arruda (PSD-PR) completa a lista dos cinco primeiros. Ele não compareceu em 122 sessões e não deu nenhuma explicação 63 vezes.
A Ranking dos Políticos atua na classificação e compliance do setor público por meio de ferramentas tecnológicas compiladas pelo Portal da Transparência e informações públicas de parlamentares brasileiros. Os critérios utilizados pelo ranking são absolutamente técnicos, levando em conta fatores como assiduidade, gastos da cota parlamentar, processos judiciais e atuação legislativa. Todas as informações publicadas no ranking são públicas, disponíveis nos sites oficiais do Senado e da Câmara dos Deputados, e dos tribunais de Justiça.