Queimadas se intensificam em estados do Norte e do Centro-Oeste
No fim da tarde de 4 de setembro, o aeroporto internacional de Porto Velho, capital de Rondônia, informava que a visibilidade no local estava reduzida por causa da fumaça.
Porto Velho é município brasileiro com maior número de focos de fogo este ano.
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais contabilizou 1314 focos de fogo de 1 de janeiro até 4 de setembro.
10 municípios com maior número de focos de fogo de 1/1/18 até 4/9/18
O estado de Rondônia era o que mais queimava no dia 3 de setembro, com mais de 250 focos de fogo.
As queimadas agrícolas são praticadas todos os anos no país e se intensificam em agosto e em setembro, pois os agricultores precisam limpar o terreno para fazer o plantio da nova safra de verão. Algumas vezes estas queimadas saem de controle e atingem reservas de mata. Outras vezes ocorrem queimadas criminosas.
A faixa de divisa entre as Regiões Norte e Centro-Oeste é que se estende até a o Tocantins com o Maranhão é a campeã de queimadas no país. As animações abaixo mostram a situação no dia 4/9/2018, com um grande número de focos de fogo especialmente sobre o norte de Mato Grosso, sul do Pará e sobre Rondônia. A fumaça tem movimento vertical e a "fonte" da fumaça não se move. Já as nuvens se deslocam mais ou menos de leste para oeste. Pontos amarelos são descargas elétricas. As imagens foram feitas pelo satélite meteorológico GOES 16.
É possível ver claramente como a fumaça invade Porto Velho.
FONTE: CLIMATEMPO