Esse foi o primeiro pedido de formalização de presidenciável aprovado pela Corte Eleitoral. Falta analisar solicitação de 12 candidatos
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aceitou nesta terça-feira (21/8), por unanimidade, o primeiro pedido de registro de candidatura à Presidência da República analisado pela Corte. Vera Lúcia, do PSTU, é uma das 13 concorrentes na disputa deste ano. O vice, Hertz da Conceição Dias, também é da sigla, que optou por não se coligar a qualquer outra legenda. A informação é do jornal O Globo.
Ainda está pendente de análise pelo TSE a situação de outros 12 aspirantes a presidente que registraram pedido de candidatura. A maior expectativa é em relação ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), preso em Curitiba (PR) desde abril, após ser condenado em segunda instância pela Lava Jato. Em tese, a sentença tornou-o inelegível, de acordo com os critérios da Lei da Ficha Limpa, e resultou em pelo menos sete pedidos de impugnação de seu registro.
Em sua declaração de bens apresentada ao TSE juntamente com o pedido de registro de candidatura, a presidenciável do PSTU informou como posse somente um terreno de R$ 20 mil. Seu vice listou patrimônio (um apartamento) de R$ 100 mil.