Primeiro turno do pleito acontece no dia 7 de outubro e o voto é obrigatório para brasileiros com idade entre 18 e 70 anos
Oito candidatos à Presidência do Brasil participam do debate eleitoral na noite desta sexta-feira (17), em São Paulo. Estarão presentes: Alvaro Dias (Podemos), Cabo Daciolo (Patriota), Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB), Jair Bolsonaro (PSL) e Marina Silva (Rede).
O encontro na RedeTV! não vai contar com representante do PT, partido que venceu as quatro últimas eleições presidenciais.
Saiba as regras:
O debate, que começa às 22h, será divido em quatro blocos.
Primeiro bloco: os candidatos terão 45 segundos para responderem a pergunta “Por que o senhor (a) quer ser presidente do Brasil?”. Em seguida, os presidenciáveis terão um minuto para responder as perguntas da população.
A primeira etapa também terá um confronto direto entre os candidatos. Cada um terá 30 segundos para perguntas, um minuto para respostas e 45 segundos para réplicas e tréplicas.
Segundo bloco: jornalistas farão perguntas para os candidatos. Cada presidenciável terá um minuto para responder.
Terceiro bloco: novamente ocorrerá um confronto direto entre os presidenciáveis. Cada um terá 30 segundos para perguntas, um minuto para respostas e 45 segundos para réplicas e tréplicas.
Quarto bloco: candidatos se despedem com tema livre. Cada um tem 45 segundos.
Eleições 2018
O primeiro turno das eleições deste ano acontece no dia 7 de outubro. Caso haja segundo turno, os eleitores voltam às urnas no dia 28 de outubro. Em 2018, os eleitores irão escolher seus representantes para deputado estadual, deputado federal, senador 1, senador 2, governador e presidente da República.