A consulta pode ser feita por Unidade da Federação, município e bairro. A lista de locais será atualizada periodicamente até o dia 23 de agosto.
O eleitor que não estiver em seu domicílio eleitoral no primeiro, no segundo ou em ambos os turnos das Eleições Gerais 2018 poderá votar em trânsito nas capitais e nos municípios com mais de 100 mil eleitores. A relação de locais disponíveis onde ocorrerá essa modalidade de voto já está disponível nos portais da Justiça Eleitoral a partir desta terça-feira (17).
A consulta pode ser feita por meio de link específico localizado no banner das eleições deste ano, publicado no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O link também está disponível nos sites dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). A pesquisa pode ser feita por estado, município e bairro.
Para votar em trânsito, o eleitor deverá comparecer a qualquer cartório eleitoral e requerer sua habilitação mediante a apresentação de documento oficial com foto. Na ocasião, ele indicará o local em que pretende votar com base na relação de lugares disponíveis divulgada pela Justiça Eleitoral na Internet.
O prazo para solicitar, alterar ou cancelar a habilitação vai de 17 de julho a 23 de agosto. O voto em trânsito somente será admitido para os eleitores que estiverem com a situação regular no Cadastro Eleitoral.
Quem estiver fora da Unidade da Federação de seu domicílio eleitoral poderá votar em trânsito apenas para presidente da República. O mesmo vale para o eleitor inscrito no exterior que estiver em trânsito no território nacional.
Já para quem estiver no estado de seu domicílio eleitoral, haverá a possibilidade de votar nas eleições para presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual ou distrital.
É importante destacar que até o dia 23 de agosto, os TREs poderão atualizar os locais disponíveis para receber eleitores em trânsito em função da demanda, observando a permanente disponibilidade de vagas.
Militares, agentes de segurança e guardas municipais
A Justiça Eleitoral também disponibilizou nesta terça (17) a relação de locais de votação com vagas para transferência temporária de militares, agentes de segurança pública e guardas municipais em serviço. A lista terá atualização diária e pode ser consulta acessando link específico.