top of page

MANCHETE: Aumenta o número de crianças brasileiras detidas nos EUA



Já são 58 os menores brasileiros filhos de imigrantes ilegais detidos em instituições do país. Ministro Aloysio Nunes Ferreira decola para Washington na quarta

O Ministério das Relações Exteriores já contabiliza 58 crianças brasileiras detidas nos Estados Unidos e separadas dos pais, presos pela polícia de migração daquele país. O caso mobiliza os 10 cônsules brasileiros nos Estados Unidos, que têm reunião prevista com o chanceler Aloysio Nunes Ferreira na semana que vem. O ministro decola na quarta, dia 4, para Washington, para avaliar pessoalmente a situação.


"Vou encontrar com eles para fazer avaliação do que está acontecendo em cada uma das jurisdições e ver como a administração do Itamaraty pode contribuir para ajudá-los nesse trabalho", declarou Nunes à Agência Brasil. O presidente Michel Temer chegou a sugerir ao vice-presidente americano, Mike Pence, em recente visita ao Brasil, o envio de um avião da FAB para facilitar o retorno das crianças.


A complexidade jurídica da situação é agravada pelo fato de que, tanto a liberação, quanto o eventual retorno das crianças dependem da legislação de cada estado, além da determinação central do governo americano. Também para visita é necessária autorização prévia.Os menores estão em 16 abrigos espalhados pelo país, nas jurisdições de Chicago, Houston, Los Angeles, Miami e Nova Iorque e já foram contactados por representantes dos consulados brasileiros.


O acompanhamento do caso mobiliza também o embaixador do Brasil em Washigton, Sérgio Amaral, que atua diretamente na questão. Amaral participou da sugestão de envio do avião do governo brasileiro aos EUA, e estimulou a rápida resposta diplomática a partir de Brasília, incluindo a viagem de Aloysio Nunes Ferreira para ressaltar a importância que o Brasil dá ao caso.

bottom of page