Uma comissão de três servidores fará a reanálise de todos os processos.
O Diário Oficial da União publicou em sua edição desta quinta-feira 21.06 a Portaria 33, de 20 de junho de 2018, contendo uma lista de 187 certidões sindicais que serão suspensas, por 90 dias, a partir de hoje para apurar possíveis irregularidades no âmbito do Ministério do Trabalho.
Três dessas certidões são de sindicatos rondonienses: o Sinderon (Sindicato da Enfermagem), o Sindhotel (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Rondônia) e o Sintram - Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Machadinho D'oeste – RO.
Na Portaria anterior, a 32/2018, o Ministério do Trabalho já havia suspendido todas as análises, publicações de pedidos, publicações de deferimento e cancelamentos de registro sindical por 30 dias. Uma comissão de três servidores fará a reanálise de todos os processos.
A ação é uma resposta do Ministério do Trabalho às fraudes ocorridas na Secretaria de Relações do Trabalho, descoberta no final do mês passado pela Operação Espúrio da Polícia Federal que investiga a concessão irregular de registros sindicais no Ministério do Trabalho.
O fato dos três sindicais estarem na lista das entidades que tiveram seus pedidos suspensos não significam que elas tenham ligação com os esquemas supostamente ocorridos no Ministério do Trabalho.