Os problemas na Secretaria de Municipal de Saúde se avolumam na capital e vão desde a gestão de pessoal (médicos, enfermeiros e atendentes), conflito de informações, à falta de medicamentos básicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Isso tem causado um grande desgaste para a administração municipal de Porto Velho e o prefeito Hildon Chaves já elegeu o culpado, o Secretário Orlando Ramires, devendo anunciar a sua exoneração nos próximos dias.
A gota d´água para a mudança teriam sido uma declaração do secretário Orlando Ramires de que o processo de contratação das Organizações Sociais (OS) para administrar a saúde do município teria sito tomada pelo gabinete sem consulta à secretaria; e um desmentido do setor de licitação de que estaria faltando medicamento nos postos em função da lentidão nos processos de contratação, quando foram apresentadas 22 autorizações para compra de medicamentos e materiais, que estavam parados na mesa do secretário.
Dentro da prefeitura e da Câmara de Vereadores já é dada como certa a saída de Ramires, faltando apenas o ato, que deve acontecer até segunda-feira. Algumas decisões dentro da própria secretaria não estão mais passando pelas mãos do secretário há semanas e até entrevistas na área de saúde estariam sendo direcionadas direto para o gabinete do prefeito.
O próprio prefeito Hildon já teria comunicado a vereadores da base a mudança, tanto que os parlamentares estão buscando um nome de consenso para indicar. O nome do secretário adjunto Marcus Vinícius de Oliveira é tido como a principal opção para ocupar o lugar de Ramires e o nome do secretário adjunto deve vir deste consenso entre vereadores e prefeito.
Orlando José de Souza Ramires
Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo, inscrito no CRM/RO nº 057, especialista em saúde pública (sanitarista) pela Universidade de São Paulo. Iniciou sua carreira pública no ex Território Federal de Rondônia no ano de 1974, em Vila de Rondônia (atualmente Ji-Paraná), como Cirurgia Geral, Clínica Geral, Ginecologia e Obstetrícia.
São mais de quatro décadas do exercício da medicina, dedicado ao povo de Rondônia, por este médico sanitarista, que doou toda sua juventude ao serviço público coletivo desta terra.
Ocupou o cargo de Diretor da Maternidade Darcy Vargas – ex Território Federal de Rondônia, Diretor-Geral do Hospital São José – ex Território Federal de Rondônia, ex Diretor da SUCAM, ex Superitendente da FUNASA, ex Diretor do Hospital de Base Ary Pinheiro, Secretário de Estado da Saúde Governo Angelo Angelin, Secretário de Estado da Saúde Governo Bianco, Secretário de Estado da Saúde Governo Confúncio Moura, Secretário Municipal da Saúde Ex Território, Ex Presidente da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia – FHEMERON, Ex Secretário Municipal da Saúde do Município de Ji-Paraná, atualmente Secretário Municipal da Saúde de Porto Velho Governo Hildon Chaves.