Na semana passada, a cantora Wanessa Camargo teve um espasmo muscular no pescoço durante o ensaio para a gravação do clipe da música “Mulher gato”. Por causa do machucado, ela foi hospitalizada e teve o pescoço imobilizado.
— É muito comum ter torcicolos e ficar com os movimentos limitados por conta de uma atividade que a pessoa não estava acostumada a fazer ou por movimentos bruscos e repetitivos. Ela poderia ter ficado não só com dores no pescoço, como também em outras partes do corpo — explica o fisioterapeuta Ney Meziat Filho, professor de mestrado e doutorado em Ciências da Reabilitação da Unisuam.
O pescoço (coluna cervical) assim como toda a coluna vertebral é formado por vértebras — ossos que dão sustentação — e entre elas há um disco gelatinoso que serve de “amortecedor”. Essa estrutura tem como função proteger a medula espinhal, que é a continuação do cérebro. Apesar de parecer frágil, essa parte do corpo é bem resistente, mas suscetível a lesões.
Ficar com o pescoço “travado” é uma das maneiras que o corpo tem de se proteger para que o machucado causado naquela região não se agrave.
— Por causa de um movimento brusco, as fibras musculares correm o risco de se distender (alongar) e, por isso, a reação do músculo é contrair — afirma Haim Maleh, reumatologista e fisiatra do Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo (Creb).
Lesões no pescoço não costumam ser graves e são tratadas com repouso e remédio (caso haja orientação médica). Mas se, após o torcicolo, surgirem sintomas como dormência e formigamento das mãos, é preciso procurar um reumatologista ou um ortopedista, pois há indícios de que o machucado tenha afetado a medula.
Como evitar dores
Cuidado com os movimentos
Evite movimentos bruscos, de grande intensidade ou repetitivos, pois eles aumentam as chances de dores no pescoço
Diminua a ansiedade
Ficar estressado ou ansioso aumenta a tensão do corpo e de deixa os músculos contraídos, gerando dores
Tenha uma boa noite de sono
Não dormir o necessário deixa o organismo estressado e provoca contrações musculares
Melhore a postura
Manter a postura incorreta durante várias horas do dia pode provocar dores. Vá melhorando, aos poucos, sua postura, já que mudanças bruscas podem causar dores também
Faça exercícios regulares
A prática de atividades físicas ajuda o corpo a ficar mais relaxado e a se recuperar melhor de lesões