O Instituto de Pesquisa Phoenix Consultores & Associados publicou no último final de semana uma pesquisa eleitoral de intenção de votos para o pleito deste ano em Rondônia. Porem informações constantes na pesquisa publicada em seu blog e divulgado em alguns sites não condiz com a realidade. O Alerta parte do PSTU - Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado que identificou as inconsistências no documento publicado. Para deputado Federal foi configurada o nome dois candidatos, dentre eles do "Professor Jeferson" que não está filiado ao partido muito menos pré-candidato disse o Presidente Estadual Marcio Martins.
Em outra pesquisa publicada pela empresa para senado há mais ou menos 15 dias, para senado federal foi configurado o nome do Pré-candidato Paulo Cadilack como sendo de outro partido (Podemos) causando desconforto interno para a agremiação partidária. Porem Paulo Sérgio Augusto da Silva conhecido como Paulo Cadilack do Candeias do Jamari está filiado ao PSTU normalmente.
Para o partido, esse tipo de divulgação não interessa ao PSTU, pois não está sendo divulgado de forma clara os candidatos, o PSTU por exemplo tem dois pré-candidatos ao senado, o partido já teria entrando em contato com o Instituto Phoenix para correção dos nomes porem foi ignorado.
Na manhã desta terça-feira (24/04) o partido fez uma comunicação via e-mail solicitando o cancelamento das divulgações posteriores e alerta ao Tribunal Regional Eleitoral para que fiscalize.
A divulgação de informações falsas nestas eleições caracteriza " Fake News" causando prejuízos para quem tem as informações falsas divulgadas, este caso o PSTU.