Agora trata-se de um recurso dos advogados contra decisão anterior, do Superior Tribunal de Justiça, que havia negado pedido por unanimidade
O vice-presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), ministro Humberto Martins, decidiu encaminhar ao STF (Supremo Tribunal Federal) um recurso da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra o pedido de habeas corpus negado por 5 votos a 0 pela Quinta Turma, no começo de março.
O magistrado entendeu que não cabe recurso no STJ. Com isso, é possível que um novo pedido de liberdade do petista, que está preso em Curitiba desde o último dia 7, volte a ser discutido pelo Supremo.
O habeas corpus de Lula analisado pelo STF no dia 4 de abril havia sido um recurso contra a negativa do próprio ministro Humberto Martins. Posteriormente, a ação foi enviada para a turma, que também negou por unanimidade.
Agora, então, os advogados de Lula decidiram recorrer da decisão colegiada. Não há, no entanto, previsão de quando o habeas corpus deverá ser analisado no STF.