top of page

URGENTE: Cerca de 10% das mulheres têm Síndrome dos ovários policísticos



Estudo divulgado pela revista científica americana Paediatrics Child Health (Saúde Pediátrica da Criança), de 5% a 10% das mulheres em idade fértil sofrem da Síndrome do Ovário Policístico (SOP). A doença ocorre pela alta produção de testosterona pelo organismo feminino.


— O problema pode ser provocado pela alteração no equilíbrio ou estímulo hormonal da hipófise (glândula do sistema endócrino situada no cérebro) para os ovários — explica Luiz Fernando Leite, obstetra do Hospital e Maternidade Santa Joana.


A mulher que tem a doença pode enfrentar dificuldades para engravidar ou até mesmo se tornar infértil.

— Devido a alterações nos níveis de insulina e de androgênios há desequilíbrio na amplitude da produção de FSH e LH (hormônios responsáveis pela ovulação) e os óvulos não atingem adequado pico de maturação e retrocedem antes mesmo de saírem dos ovários — esclarece a endocrinologista Amália Lucy.


De acordo com médica, seis a cada dez mulheres com SOP conseguem engravidar sem o auxílio da fertilização.


Além da infertilidade, a paciente também pode desenvolver doenças cardiovasculares, diabetes e outras síndromes metabólicas. O diagnóstico é feito pela observação dos sintomas e confirmado por um exame de imagem, como uma ultrassonografia.


— O diagnóstico pode demorar a ser feito, principalmente em pacientes magros, um fenótipo possível, mas incomum da doença. Além disso, adolescentes geralmente têm menstruação irregular e acne, o que pode dificultar — diz Amália.


O tratamento pode ser feito através da indicação do uso de pílula anticoncepcional, assim como medicamentos e dietas específicas para controlar os níveis de insulina no organismo. Para as mulheres que querem engravidar, o especialista pode recomendar remédios que ajudem na ovulação.


SINTOMAS

Menstruação irregular

Os ciclos costumam ultrapassar 45 dias

Obesidade

O excesso de peso altera as condições hormonais e o sedentarismo também

Excesso de pelos

A grande quantidade de testosterona no corpo estimula a produção de pelos

Acne (cravos e espinhas)

A pele da mulher fica mais oleosa possibilitando o aparecimento de acne

Voz grossa

A testosterona ajuda a engrossar a voz

bottom of page