Neste ano, eleitor poderá votar usando o telefone celular
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) irá apresentar nesta segunda-feira (2) o título de eleitor eletrônico com QR code. O presidente do tribunal, Luz Fux, irá falar sobre o novo modelo do documento em coletiva de imprensa às 14h em Brasília, ao lado do corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Napoleão Nunes Maia.
Além do título eletrônico, Fux e Maia falarão dos prazos para eleitores transexuais e transgêneros informarem o nome social à Justiça Eleitoral.
O título eletrônico foi lançado no final do ano passado pelo então presidente do TSE, Gilmar Mendes. Na época, o tribunal explicou que os eleitores poderão acessar uma via digital do título eleitoral por meio de um aplicativo no smartphone ou tablet. Para acessar o documento digital, o eleitor deverá baixar o aplicativo do E-título, desenvolvido pela Justiça Eleitoral e disponível na App Store e no Google Play. Ao inserir no aplicativo o número do seu título eleitoral, seu nome, o nome da mãe e do pai e a data de nascimento, o E-título será validado e liberado. Ao ser acessado pela primeira vez, o documento será gravado localmente e ficará disponível ao eleitor.
Diferente da versão impressa do título, a versão digital terá a foto do eleitor, informações sobre a quitação eleitoral, dados sobre o cadastramento biométrico e endereço do local de votação, incluindo um mapa com geolocalização. Para votar na zona eleitoral, o eleitor usará um QR Code dentro do aplicativo para a validação na zona eleitoral.