top of page

BOMBA DO DIA: OAB exige apuração da gravação e de conteúdo de conversas entre deputados



Em manifestação oficial na tarde desta quarta-feira, a diretoria da OAB de Rondônia repudiou a crise política no Estado nos últimos dias e exigiu apuração sobre a gravação envolvendo os deputados Jesuíno Boabaid e Maurão de Carvalho, em uma trama contra o governador Confúcio Moura.

Para a OAB, apesar das gravações serem aparentemente clandestinas, os políticos envolvidos devem se manifestar à sociedade e além de tudo, o caso deve ser investigado interna e externamente. Confira: A Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional de Rondônia, por sua Diretoria, à vista dos últimos acontecimentos amplamente divulgados, envolvendo altas autoridades públicas de nosso Estado, os quais dão conta de gravações clandestinas - porque não se tem notícia de ordem judicial que as embase -, e das quais se extrai suspeitas de graves ilícitos, vem a público conclamar todos os envolvidos, tanto do legislativo como do executivo, a prestarem os esclarecimentos à sociedade rondoniense, corolário da transparência que reclama o princípio republicano, bem ainda aos órgãos de controle e fiscalização que apurem os fatos visando à responsabilização, fazendo-o nos limites do devido processo legal, assegurando o contraditório e a ampla defesa.

A gravidade dos fatos não se restringe ao conteúdo das gravações, mas também alcançam a forma com a qual foram realizadas. Não obstante mereça apuração parlamentar a suspeita de atos com falta ao decoro, também merece rígida investigação a suposta gravação ilegal.


O estado de Direito e suas instituições são maiores que quaisquer interesses particulares e com eles não se pode transigir. Conclamamos não apenas a sociedade, mas todos os poderes a exigir o esclarecimento dos fatos.

bottom of page