O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, lançou oficialmente neste sábado o Observatório Legislativo, um grupo formado por servidores que vai fiscalizar a intervenção federal na Segurança Pública do Rio. Durante a cerimônia, que aconteceu num hotel na Praia do Flamengo, na Zona Sul do Rio, ele explicou que o objetivo do grupo é coletar e analisar dados referentes à intervenção, realizar estudos, acompanhar indicadores e garantir a transparência das ações.
Os integrantes do observatório serão nomeados por atos do presidente da Câmara e coordenados por servidores da Casa. O fórum vai funcionar entre os dias 1º de março e 31 de janeiro de 2019. O trabalho será realizado em parceria com instituições públicas, representantes da sociedade civil e o interventor do Rio, general Walter Souza Braga Netto.
Na quinta-feira, Maia afirmou em seu Facebook que além de garantir a transparência do processo de intervenção, o observatório também vai gerar dados para ajudar a entender a origem da violência e o impacto na evasão escolar no Rio.
"A longo prazo, é preciso também entender quais os motivos que geram a violência, qual o impacto da evasão escolar e da falta de perspectiva de futuro na juventude do nosso estado", escreveu o deputado.