Alessandro José Fernandes atuava em investigações eleitorais no estado
A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, escolheu o procurador da República Alessandro José Fernandes, que atua no Paraná, para reforçar o grupo de trabalho de procuradores que atuam nas investigações sobre políticos na Operação Lava Jato.
A portaria designando o procurador foi publicada nesta sexta-feira (12) no “Diário Oficial da União”. Com isso, a equipe de investigadores da PGR nos inquéritos do caso que tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF) passa a contar com 11 membros. São eles:
Raquel Branquinho Pimenta Mamede Nascimento (Secretária da Função Penal Originária no STF)
- José Alfredo de Paula Silva (Coordenador)
- Alessandro José Fernandes de Oliveira
- Galtienio da Cruz Paulino
- Hebert Reis Mesquita
- Jose Ricardo Teixeira Alves
- Luana Vargas Macedo
- Marcelo Ribeiro de Oliveira
- Maria Clara Barros Noleto
- Pedro Jorge do Nascimento Costa
- Victor Riccely Lins Santos
O grupo de trabalho foi criado em 2015 pelo antecessor de Dodge na PGR, Rodrigo Janot, que apresentou ao STF a primeira leva de pedidos de inquérito sobre políticos suspeitos de envolvimento no esquema de corrupção da Petrobras.
Originalmente, a equipe contava com 10 membros do Ministério Público; da formação original, só permaneceram Maria Clara Barros Noleto e Pedro Jorge do Nascimento Costa.
Segundo a assessoria da PGR, embora passe a integrar o grupo da PGR, Fernandes também continuará atuando na Procuradoria da República no Paraná. No estado, ele exerceu até 2016 o cargo de procurador regional eleitoral, responsável por investigações em disputas eleitorais.