Uma lista de presentes para comprar, a casa que precisa ficar arrumada e enfeitada, comida para preparar... Este domingo é véspera de Natal e a primeira parte da maratona de festas. Mas o período que deveria ser de diversão pode gerar dores de cabeça, se você deixar a correria tomar conta. Segundo o Isma-BR (International Stress Management Association do Brasil, o estresse dos brasileiros tende a aumentar até 75% nesta época do ano. Mas quem consegue manter a paciência por muito tempo em uma fila quilométrica naquela loja lotada?
— O acúmulo de atividades, associado a gastos excessivos, além de metas estipuladas que não foram atingidas podem gerar muito estresse — explica Aier Adriano Costa, coordenador da equipe médica do Docway.
O médico faz um alerta: o estresse pode prejudicar sua saúde e estragar a festa.
— Os principais sintomas são falhas de concentração e memória, insônia, angústia, cansaço, dores de cabeça e no corpo. Além disso, ainda pode gerar problemas como má digestão, prisão de ventre ou diarreia, gastrites, úlceras, infecções, gripes, pressão arterial alta, derrame e até enfarte — afirma.
Muita gente encontra no álcool e em outras drogas uma válvula para escapar do estresse e sentimentos ruins que podem surgir no fim do ano. Segundo o psiquiatra Jorge Jaber, membro da Associação Brasileira de Psiquiatria, pós-graduado em dependência química em Harvard, a dica é evitar beber em excesso:
— O consumo de álcool, geralmente estimulado em grande quantidade no período de festas, contribui para aumentar o descontrole, comprometendo a saúde física, mental e social.