O texto permite que nacionais de ambos os países possam entrar, sair e transitar pelo território do outro país, sem visto, para fins de negócios e turismo
O Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou nesta quinta-feira (23) o acordo entre Brasil e Emirados Árabes Unidos que trata da mútua isenção de vistos para portadores de passaporte comum (PDS 215/2017). A pedido do relator, Lasier Martins (PSD-RS), também foi aprovado um pedido de urgência para a análise pelo Plenário do Senado. A embaixadora dos Emirados Árabes no Brasil, Hafsa Sharif, acompanhou pessoalmente a votação na CRE.
O texto permite que nacionais de ambos os países possam entrar, sair e transitar pelo território do outro país, sem visto, para fins de negócios e turismo, por até 90 dias a cada período de 12 meses.
Lasier ressaltou que os Emirados contam hoje com a maior comunidade brasileira na península arábica, formada por empresários, funcionários de companhias aéreas, instrutores de esportes e respectivos familiares. Dados do setor de turismo também indicam que, a cada ano, cerca de 60 mil brasileiros visitam os Emirados Árabes, especialmente para cidades como Dubai e Abu Dhabi, hoje grandes pólos de negócios e turismo.
Também foi aprovado hoje, e segue ao Plenário, o acordo entre os governos do Brasil e da Etiópia de cooperação nas áreas de ciência, tecnologia e inovação (PDS 213/2017).