top of page

AGORA: Aumenta em 15% população que se declara preta no Brasil

Já o contingente de pardos cresceu 6,6% e chegou a 95,9 milhões de pessoas



Há mais brasileiros que se declaram pretos e pardos no Brasil. Levantamento divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (24) mostra que, entre 2012 e 2016, diminuiu em 1,8% a parcela da população que se declara branca. Por outro lado, as populações que se declaram preta e parda cresceram 14,9% e 6,6%, respectivamente.


As conclusões fazem parte da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua) 2016, publicada hoje com o recorte das características gerais dos moradores brasileiros.


De acordo com a pesquisa, no ano passado a estimativa populacional era de 205,5 milhões de brasileiros. Desses, 16,8 milhões se declararam pretos, ou 8,2% do total. Em 2012, eles representavam 7,4% da população.


Os pardos representam o maior grupo populacional, com 95,9 milhões de brasileiros, ou 46,7% da população. Em 2012, essa parcela representava 45,3% dos brasileiros.


Já o contingente de cor branca representava 44,2% do total populacional do país em 2016, ou 90,9 milhões de pessoas. Em 2012, esse índice era de 46,6%.


Maria Lucia Vieira, gerente da pesquisa, explica que os brancos deixaram de ser a maioria da população em 2010. Ela afirma que a mistura de raças é uma tendência da população brasileira, o que faz aumentar a população parda.


Já no caso dos pretos, diz, há cada vez mais pessoas que se reconhecem com essa cor.


— Há a tendência da miscigenação, ou seja, que a população se misture e o grupo pardo cresça. E no caso do aumento da autodeclaração de pretos tem um fator a mais: o reconhecimento da população negra em relação à própria cor, que faz mais pessoas se identificarem como pretas.


As pessoas que se declaram amarelas ou indígenas não aparecem na pesquisa porque os percentuais não são estatisticamente representativos.


bottom of page