Um estudo realizado pelo Núcleo de Estudos em Saúde Pública e Envelhecimento, da Fiocruz de Minas, apontou que 30,1% dos idosos brasileiros têm alguma dificuldade para realizar atividades da vida diária, como tomar banho, fazer compras e utilizar o transporte público. Por conta disso, o Ministério da Saúde estabeleceu — e divulgou nesta segunda — medidas para reduzir o risco de perda da capacidade funcional, além de aumentar a sobrevida e o desempenho cognitivo da população da terceira idade, que já representa 14,3% dos brasileiros.
— A nossa proposta é que o olhar não seja focado apenas na doença e sim na saúde, ou seja, vamos parar de financiar a doença e investir em um atendimento integral à população idosa, justamente para evitar que essas pessoas desenvolvam doenças — destaca o ministro da Saúde, Ricardo Barros.
A partir de agora, o cuidado passa a ser orientado pela avaliação clínica, psicossocial e funcional do idoso. O acompanhamento desses pacientes será baseado em ações de promoção da saúde, prevenção de doenças e agravos, tratamentos, reabilitação e cuidados paliativos.
Com as novas diretrizes, o médico deverá levar em consideração, por exemplo, o nível de independência e autonomia para atividades cotidianas, as necessidades de adaptação ou supervisão de terceiros, a vulnerabilidade social e o estilo de vida das pessoas idosas, como alimentação, prática de exercícios, prevenção de quedas, hábitos de saúde e histórico clínico.
— Já foram 14 mil profissionais capacitados no ano passado e este ano e outros 10 mil devem ser capacitados — reforça o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Francisco Figueiredo.
Dicas de como envelhecer bem
Cuide do corpo
Pratique atividades físicas como natação, caminhada ou musculação
Tenha uma dieta balanceada e evite o consumo de álcool e cigarro
Vá ao médico regularmente e não se automedique
Cuide da mente
Tenha uma vida divertida. Vá ao cinema, ao teatro, frequente festas. Reúna-se com amigos frequentemente. Namore
Conviva com os mais novos e se mantenha-se informado sobre as novidades tecnológicas do momento
Tenha um animal de estimação. A companhia dos bichinhos diminui as chances de depressão e câncer
Inicie uma atividade nova. Aprenda a dançar, a tocar um instrumento musical ou a fazer trabalhos manuais
Não tenha medo de pensar na morte. Refletir sobre os desafios da idade pode fazer bem
Cuide das finanças
Economize dinheiro para a velhice. Quanto antes começar, melhor
Evite entrar em financiamentos a longo para não comprometer seu orçamento por tanto tempo