Adolescentes também são público-alvo; Em SP, UBSs abrem das 7h às 19h
Crianças e adolescentes de até 15 anos têm até amanhã (22) para comparecer a uma UBS (Unidade Básica de Saúde) para atualizar a caderneta de vacinação, de acordo com o calendário vacinal do Ministério da Saúde.
Quem estiver com doses atrasadas, será encaminhado à imunização de graça, segundo a coordenadora de Imunização de São Paulo, Maria Lígia Ramos Nerger.
— A medida é fundamental para que possamos melhorar as coberturas vacinais e, assim, manter controladas, eliminadas ou erradicadas as doenças que podem ser prevenidas com vacinação. Além disso, a atualização da caderneta de vacinação protege contra muitas doenças que circulam no país e no mundo.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, no primeiro dia da campanha (11 de setembro), foram aplicadas 127.529 doses de todas as vacinas do calendário de vacinação da criança e do adolescente no Estado.
Dentre as crianças e os adolescentes de dez a 14 anos, a vacina mais aplicada foi a meningocócica C, com 20.445 doses (16%), seguida de HPV para meninos, com 13.192 (10,3%). Segundo o ministério, mais da metade (53%) já deveria ter sido estar com o calendário de vacinação completo.