Fenômeno pode destruir ainda mais as ilhas devastadas na semana passada
O furacão Maria subiu para a categoria 2 nesta segunda-feira (18) e se aproxima das mesmas regiões que o Irma devastou na semana passada. De acordo com especialistas, o furacão pode ganhar força nos próximos dois dias e atingir várias ilhas caribenhas.
Segundo a última atualização do Centro Nacional de Furacões (NHC), dos Estados Unidos, o fenômeno pode chegar a proporções maiores a medida que ele se aproximar das ilhas Leeward, podendo chegar até a categoria 4.
"O Maria continua a se fortalecer e é esperado que o furacão tenha uma maior intensidade quando afetar partes das Ilhas Leeward nos próximos dias, trazendo perigosos riscos de vento, tempestade e chuva forte", disse a organização.
— É provável que o Maria tenha uma intensidade de categoria 3 ou 4 no quando ele se deslocar para o extremo norte do mar do Caribe.
Guadalupe, Dominica, São Cristóvão e Nevis e Monserrat estão sob alerta de furacão, enquanto Martinica, Antígua, Barbuda, Saba e São Eustaquio, e Santa Lúcia estão sob aviso de tempestade tropical.
Muitas destas ilhas sofreram recentemente o impacto do furacão Irma, com casos dramáticos como o de Barbuda, devastada em mais do 90%, segundo as autoridades locais, que ainda não terminaram as tarefas de reconstrução.